Semana com espaço de tempo apertado, vamos de curtinhas para analisar o que aconteceu nestes últimos dias.
- Na terça-feira, o Independente levou uma pancada jogando em casa pela Série A2 do Campeonato Paulista. A derrota para o ótimo Bragantino por 4 a 1 deixou alguns torcedores com a pulga atrás da orelha com o time novamente.
- E nesta quinta, estourou a notícia de atraso em alguns vencimentos e partes de outros. Jogadores resolveram não treinar a tarde. Clima volta a ficar pesado no Pradão.
- No programa Painel Esportivo da Rádio Educadora, o investidor Anivaldo dos Anjos veio a público minimizar o problema e se disse muito decepcionado com a situação e com alguns jogadores. O estopim está pronto para estourar, tomara que nada desande, a torcida galista não merece isso.
- Outra torcida que está sofrendo uma barbaridade é a da Internacional. A Veterana sofreu sua sétima derrota na Série A3 ontem e se afundou ainda mais na zona de rebaixamento; o revés da vez foi contra o Olímpia no estádio Tereza Breda: 2 a 1.
- A Inter infelizmente parece que piora a cada rodada, e principalmente os segundos tempos do Leão tem sido horríveis, sendo que ontem não havia mais perna para ninguém e se não fosse Fábio Huck, o time teria levado uma goleada.
- A torcida tem cobrado faz tempo postura dos dirigentes e jogadores e no meio desta situação está o técnico João Vallim e o preparador físico André Zaros, que buscam milagres atrás de milagres com o elenco que têm em mãos.
- Wesley, atacante, deve ser a última cartada da Internacional. O jogador, que já trabalhou com Vallim, é a última esperança leonina de melhora técnica. Particularmente, se o time tivesse pausa de uma semana para preparação, as chances de recuperação seriam muito maiores, mas...
- Outro clube que começa a sofrer com cobranças e mau ambiente é o Velo Clube. Depois da demissão do agora leonino João Vallim, a chegada de Luís dos Reis não agradou a ninguém, e o novo treinador segue sem convencer na cidade de Rio Claro após passagem ruim pelo Rio Claro FC; o empate com o Batatais ontem por 1 a 1 mostra isso.
- Mesmo assim, nada justifica a reação violenta da torcida contra jogadores e diretores do clube, afinal, a má arbitragem e os desfalques também tiveram grande parcela de culpa na falta do bom resultado de ontem.
- A lua de mel da torcida velista com diretoria e elenco (mais a primeira que o segundo, é verdade) acabou, na minha opinião, quando houve a confirmação de dispensa de João Vallim (que, confesso, não entendo os motivos até hoje, em termos de apresentação dentro de campo).
- Mesmo assim, o Rubro Verde permanece em 8º e aposto que classificará para as Quartas-de-Final.
E é isso, em tópicos, mais curto por falta de tempo, mas aí está! Opinem, o espaço é de vocês!
Blog destinado a comentários esportivos, relacionados à Geografia e à discussão de assuntos importantes no cenário brasileiro e mundial.
quinta-feira, 3 de março de 2016
terça-feira, 1 de março de 2016
Rio Claro Basquete inaugura loja oficial no shopping Rio Claro
Loja do Leão, a loja oficial do Rio Claro Basquete. FOTO: Léo Mendes
O Rio Claro Basquete inaugurou sua loja oficial no Shopping Center Rio Claro na noite desta segunda-feira com a presença de jogadores, parte da comissão técnica e diretoria. A loja, localizada próxima a entrada principal do shopping na Av. Conde Francisco Matarazzo Jr. será o "quartel-general" do clube direcionado ao público, com venda de ingressos e produtos oficiais do Rio Claro Basquete.
Esta é mais uma ação de marketing do clube junto ao seu torcedor, que durante os jogos, além de desfrutar das promoções na quadra de jogo nos intervalos, tem a disposição na entrada do ginásio Felipe Karam uma verdadeira variação para alimentar-se, desde os famosos "food trucks" até um trailer com venda de chopp.
Grande parte dos jogadores estiveram presentes no evento, e a interação com o público foi algo que agradou demais tanto atletas como os fãs que por lá apareceram, aliás, fãs estes que estavam presentes em peso.
O ala/pivô Vinícius, com o mascote Leônidas e o "mini-fã" do Rio Claro Basquete. FOTO: Léo Mendes
Um dos mais empolgados com a iniciativa era o armador Eric Tatu. Em entrevista concedida a mim, ele comentou, além da parte esportiva, sobre a honra de ter participado de todo o projeto desde o início e acompanhado a evolução do clube. confira abaixo:
Quem também esteve divertindo o público foi o mascote Leônidas. Bastante irreverente, o leãozinho fez a festa principalmente da criançada.
Leônidas fazendo sucesso com as crianças. FOTO: Léo Mendes
Quem também esteve presente e nos falou um pouco sobre a situação atual do basquete rioclarense e seu legado foi o Secretário Municipal de Esportes, Reginaldo Breda. Confira abaixo a entrevista:
Sobre o desempenho do time nas quadras, principalmente neste segundo turno em 2016, Teichmann, um dos grandes destaques leonino, falou sobre a expectativa do time para o restante desta fase e sobre os playoffs, além do evento em si. Segue a entrevista abaixo:
O departamento de marketing do clube, representado pela empresa Old Coach, também comemorava a oportunidade de inaugurar a loja. Segundo os mesmos, a expectativa é que o clube possa ficar mais próximo à população e à sua torcida, principalmente na ideia de que cada vez mais as pessoas compareçam aos jogos do Rio Claro Basquete.
O evento teve várias atrações, entre elas música ao vivo e alguns quitutes para os presentes
Música ao vivo para o público que prestigiou o evento. FOTO: Léo Mendes
Quitutes também foram servidos. FOTO: Léo Mendes
Dois jogadores em especial também se mostraram muito entusiasmados com o momento vivido pelo basquete rioclarense, tanto dentro quanto fora das quadras. O primeiro foi Tom, que faz sua temporada de estreia pela equipe leonina, e o segundo foi o calejado Caio Ranches, que também se mostrou confiante na sequência do clube na competição. confira abaixo as duas entrevistas:
https://soundcloud.com/lmmendes/entrevista-caio
Foi um evento bacana, e a expectativa, pelo que pude perceber, é das melhores quanto ao futuro do Rio Claro Basquete, e principalmente na tentativa de firmar a marca do clube no mercado sem depender de aportes financeiros com "prazo de validade".
Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá, mas a ideia segue a tendência mundial, o que é de se louvar, pois raramente no esporte brasileiro se observa atitudes gerenciais baseadas em exemplos que dão certo no mundo todo. Não há coaching, não há brainstorming, e isso parece que o departamento de marketing leonino está tentando mudar, e particularmente creio que dará certo (espero e estou torcendo para que dê), já que é uma grande inovação em meio ao deserto de ideias que percebemos na gestão esportiva brasileira, por isso tenho que parabenizar o pessoal da Old Coach.
Quanto a relação com o público e para que as ações da marca sejam fortes, existe um fator fundamental e principal: o desempenho esportivo, que também melhorou demais nos últimos meses após um início claudicante e que precisa continuar para que o projeto siga em frente e Rio Claro volte a ter seus dias gloriosos no basquete. Ao menos, o respeito voltou, e isso já é um excelente passo!
Confira abaixo mais fotos do evento (Fotos tiradas por mim, Léo Mendes):
Assinar:
Postagens (Atom)