quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Minha coluna do Diário do Rio Claro 27/10

- Já estamos na quinta-feira e até o momento nenhum tipo de definição relacionada ao Rio Claro Basquete foi confirmada. Os atletas seguem treinando normalmente, porém, sem nenhum tipo de informação relacionada à assinatura dos contratos, questão salarial entre outras coisas.

- É revoltante o que tem ocorrido com estes jogadores, que honraram de forma incrível a camisa do Leão durante todo o Campeonato Paulista e mesmo assim, passam por imensas dificuldades desde o início da temporada. Além dos salários atrasados, houve jogador que precisou pagar do próprio bolso um tratamento contra lesão.

- Estarei batendo na mesma tecla todos os dias até que alguém se posicione e tome uma decisão, e o apelo também será sempre o mesmo: não matem o nosso basquete, que além de levar o nome da cidade para todo o Brasil, é um dos principais expoentes em termos de trabalho social em Rio Claro.

- Por sinal, belíssima a iniciativa dos torcedores do Rio Claro Basquete em emitirem um comunicado exigindo definições com relação à disputa do NBB e ao elenco. É impressionante a paixão dos torcedores pelo Leão e incrível essa “mobilização de salvamento”. Nota 10 a todos que lutam pelo bem deste patrimônio rio-clarense que é o basquete.

- No último domingo (23) tivemos a última rodada da primeira fase do Campeonato Amador de Rio Claro. Com muitas goleadas, foram definidos todos os classificados para as oitavas-de-final, que terá início no próximo dia 30.

- Pelo grupo A os resultados foram os seguintes: IX de Julho 3x0 Jardim Novo; Boa Vista 3x0 Minativa; Paulistão 4x1 São Paulinho; UPU 2x1 Unidos. O Juventude folgou nesta rodada.

- O Boa Vista foi a equipe que terminou em primeiro lugar, por isso garantiu vaga direta às quartas-de-final. Os demais classificados neste grupo, por ordem, foram os seguintes: UPU, IX de Julho, Paulistão, São Paulinho, Juventude e Unidos.

- Já no grupo B, os resultados foram os seguintes: Juventus 1x0 América; Ribeirão Claro 1x2 Cruzmaltino; Família CVZ 9x1 Botafogo/Bonsucesso; Santa Maria 2x1 Panorama/Bellmare; CSA Ajapi 0x18 Novo Wenzel (sim, o placar foi este mesmo!).

- A primeiro colocado do grupo foi o Juventus, que também está classificado de forma direta às quartas-de-final. Os demais classificados foram: Santa Maria, América, Família CVZ, Cruzmaltino, Panorama/Bellmare e Novo Wenzel.

- Os confrontos das oitavas-de-final estão definidos, e serão os seguintes: UPU x Novo Wenzel; Santa Maria x Unidos; IX de Julho x Panorama/Bellmare; América x Juventude; Paulistão x Cruzmaltino; Família CVZ x São Paulinho. Os jogos de ida serão realizadas no próximo domingo, dia 30, às 8, 9 e 10 da manhã.

- Esta semana, a informação de que a próxima administração não irá arcar com os custos do aluguel das arquibancadas tubulares para os estádios da cidade soou com preocupação no meio esportivo rio-clarense. Porém, a diretoria do Velo Clube, através do presidente do conselho deliberativo, João Cerri, informou que o Benitão possui capacidade para mais de 8 mil lugares, exigidos para a Série A2.

- Segundo Cerri, a capacidade de 7.079 pessoas que consta no site da Federação Paulista refere-se apenas à quantidade de lotação máxima recomendada pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, não interferindo na capacidade total exigida para liberação. Lembrando que a exigência é de que um estádio pelo menos tenha essa capacidade na cidade para receber a competição.

- Em se confirmando esta informação, o fato de o Benitão estar com a capacidade de acordo com o regulamento libera tanto Velo Clube quanto Rio Claro FC, não necessitando inclusive de intervenção com relação à capacidade no Schmidtão. Tomara que tudo isso se confirme.

- Emocionante o velório e sepultamento do ídolo Carlos Alberto Torres na última quarta-feira (26) no Rio de Janeiro. Muitas pessoas e diversas homenagens justíssimas ao eterno “Capita”, com direito à presença de outros ídolos de nosso futebol, como Brito, Cafu, Mauro Galvão e Roberto Dinamite.

- A importância de Torres para o futebol mundial era tamanha que grandes ex-jogadores como Matthäus, Beckenbauer e a própria FIFA, além do New York Cosmos, time americano pelo qual jogou, renderam homenagens ao capitão do tri. Ídolo de um tempo do futebol que dificilmente irá voltar; descanse em paz, “Capita”!

- Que início da temporada regular da NBA na última terça-feira (25)! O atual campeão Golden State Warriors foi atropelado em casa pelo San Antonio Spurs por 100 a 129, e o detalhe que o chamado “Big 4” formado por Stephen Curry, Draymond Green, Klay Thompson e o estreante Kevin Durant esteve em quadra pelo time californiano.

- Talvez os Warriors tenham sentido a saída de alguns jogadores do elenco de rotação da temporada passada, como Leandrinho, Marreese Speights, entre outros, mas nada tira a incrível atuação dos comandados de Gregg Popovich em plena cidade de Oakland. Sintoma de mais uma grande temporada no melhor basquete do planeta.

- Curiosidade do dia: Um jogador de nome Leonardo foi contratado pelo Metropolitano de Santa Catarina. Ao se apresentar no clube um repórter pediu para que ele falasse sobre sua carreira. O craque olhou para o repórter e disse: “Quer saber, procure no Google”. Virou as costas e foi embora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário