Rio Claro enfrentou Bauru em amistoso pré-temporada. IMAGEM: Léo Mendes
Quem compareceu ao Felipão nesta tarde/noite de muita chuva em Rio Claro presenciou um amistoso extremamente agradável e de excelente nível técnico; claro que por ser apenas um teste as equipes jogaram com relativa tranquilidade e sem explorar o 100% de suas capacidades, mas de qualquer forma valeu demais a pena pelo espetáculo e também para ambos os treinadores detectarem o potencial de seus atletas e elencarem o que é preciso para a competição mais importante do basquete nacional. Foi também a estreia de Demétrius Ferracciú no comando técnico bauruense após a saída de Guerrinha, enquanto os comandados de Marcelo Tamião voltavam à quadra após a eliminação nas semifinais do Campeonato Paulista.
O resultado final, com os 3 primeiros quartos disputados em 10 minutos e o último em 12, apontou vitória bauruense pelo placar de 79 a 76 (parciais de 11-13; 16-14; 17-23; 32-29). Embora não tenha ocorrido a contagem individual de pontuação, vale destacar algumas atuações individuais, como Caio e Gui Deodato por Rio Claro, e Robert Day e Léo Meindl por Bauru.
O JOGO
O primeiro quarto viu equilíbrio total nas ações das duas equipes. Rio Claro começou melhor, abrindo 9 a 4 no marcador, apostando principalmente na defesa e nas rápidas transições de contra-ataque. Após duas cestas seguidas de 3 pontos de Robert Day, Bauru se firmou e, também com uma defesa bem postada, virou e fechou o período vencendo por 13 a 11.
O segundo quarto viu uma enorme rotação de ambas as equipes. Por Rio Claro, Pastor, Vinícius e Atílio atuaram se revezando com Teichmann, Gui Deodato e Daniel Alemão, enquanto que Bauru apostava em Paulinho Boracini, Yuri e Wesley Sena, se revezando com Alex, Jefferson e Hettsheimeir. O período seguiu muito equilibrado e, aproveitando a vantagem de Atílio no garrafão no momento do jogo, o Leão Rioclarense venceu o quarto por 16 a 14, fechando o primeiro tempo empatados em 27 a 27.
Não houve intervalo; o terceiro período se iniciou tão logo os treinadores orientaram suas equipes como em um pedido de tempo, e Bauru voltou arrasador; abriu 10 pontos de vantagem (39 a 29), fazendo valer a grande qualidade técnica de sua equipe em um momento ruim da defesa rioclarense. O time da Cidade Azul, com boa atuação de Alemão e Teichmann, ainda conseguiu uma boa recuperação ao final do período, que terminou com vitória bauruense por 23 a 17, levando o confronto para o último quarto na frente, com 50 a 44. Destaque para Ricardo Fischer e Léo Meindl, os responsáveis pela arrancada da equipe da Cidade Sem Limites neste período. Destaque também para a intensa tempestade que caiu sobre a cidade de Rio Claro no período, provocando alguns gotejamentos em quadra, prontamente secos pela equipe de apoio presente.
O último período, que foi disputado em 12 minutos a pedido dos treinadores, viu uma grande atuação da equipe de Rio Claro, partindo para cima dos bauruenses com ímpeto e quase chegando à vitória, que por pouco não veio. Simplesmente todos os jogadores de Rio Claro, inclusive o pessoal da rotação, contribuíram com alguma jogada interessante para que o time tentasse buscar o resultado, mostrando uma ótima defesa e uma grande força coletiva. Bauru se aproveitava de algumas bolas no garrafão principalmente com Hettsheimeir e Léo Meindl, embora sem tanta intensidade como no período anterior. Rio Claro venceu o quarto por 32 a 29, mas não conseguiu reverter o marcador geral, que apontou 79 a 76 pró Bauru.
O Rio Claro Basquete estreia na edição 8 do NBB no próximo dia 3, as 20 horas, no Felipão contra a Liga Sorocabana. Estarei narrando este jogo para a Rádio Pimba e você poderá acompanhar tudo através do site www.radiopimba.com
Já o Bauru Basketball estreia no dia 2, as 19 horas, em Bauru contra o Flamengo, atual campeão e reeditando a final do último NBB.
REFORÇOS?
Segundo pude apurar, Ronald Ramón dificilmente virá para o Rio Claro Basquete. O maior problema é na questão de acordos financeiros extras, e como a diretoria do Rio Claro Basquete não está disposta a fazer loucuras (atitude que merece aplausos de pé, por sinal), o negócio pode ser que não aconteça. Quanto a outros jogadores, pode ser que ainda pintem reforços, mas tudo não passa de planejamento. Quanto ao Marcelo Tamião, definitivamente ele está confirmado como o treinador desta temporada do NBB. Algum tempo atrás divulgamos a notícia da suposta chegada do Zanon mas não cheguei a emitir uma opinião sobre o assunto, e hoje digo: para mim, mais do que acertada a manutenção do Tamião, pois vem crescendo aos poucos junto com a equipe, sendo um cara que roeu o osso e a corda até aqui, conhecendo cada palmo do Felipão... E nestes 4 anos junto ao Rio Claro Basquete pude ver pessoalmente o quanto ele se dedica a buscar o melhor para a equipe!
CURTINHAS
- Se alguém estava imaginando problemas entre nossa equipe da Pimba e o pessoal do Rio Claro Basquete por conta das informações, estava enganado. Tudo ok, águas passadas e cada um entendeu perfeitamente o que cabe no trabalho de cada parte, ou seja, estaremos firmes e fortes mais uma vez ao lado do basquete rioclarense, torcendo e apoiando como sempre!!! VAMOS RIO CLARO!!!
- Parabéns ao Paulinho, mordomo do Rio Claro Basquete, gente fina e do bem! O McGayver do Felipão, o Chuck Norris rioclarense. Que Deus te abençoe e muita paz na sua vida.
- Falando em futebol, parece cada vez mais claro que haverá o descenso de 6 times no Paulistão do próximo ano e o acesso de apenas 2 da Série A2. Rio Claro e Velo Clube, atentem-se e busquem a montagem de um ótimo elenco.
- Particularmente, estou gostando do período de vacância de ambas as equipes na busca da montagem do melhor elenco possível. Ambos com treinadores definidos há muito tempo e com perfis de jogadores em mente, além dos nome selecionados e alguns até contratados. Tomara que tudo dê certo e as torcidas do Galo Azul e do Rubro Verde tenham alegrias.
E é isso pessoal, até a próxima! Logo menos estarei de volta, claro, sempre que os compromissos profissionais permitirem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário