quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Rio Claro Basquete vence bem em São José dos Campos e ainda respira no Paulista de Basquete

"Sim, é possível" e "eu acredito"! Estas duas frases resumem bem o sentimento do torcedor rioclarense após o brilhante jogo feito pela equipe do Rio Claro Basquete na noite desta quarta no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, pelo terceiro jogo dos playoffs semifinais do Campeonato Paulista de Basquete, onde venceu o São José Basketball por 85 a 77. Após a grande vitória, o Leão Rioclarense já retorna à quadra nesta quinta, dia 8, as 20 horas, novamente na casa do adversário para tentar vencer novamente e provocar o quinto e último jogo, marcado para o domingo, em Rio Claro.

O JOGO
Precisando da vitória, Rio Claro partiu para cima dos joseenses de forma extremamente agressiva, e com uma boa defesa seguida de rápidas transições, logo abriu um elástico 13 a 0, apoiado principalmente no jogo de Eric Tatu e nos chutes de 3 pontos do ala Gui Deodato. Com o time perdido em quadra e tomando um verdadeiro passeio, o técnico de São José, Cristiano Ahmed, tentou de todas as formas bloquear a rápida transição com dobra e reforçou sua defesa; em vão, pois Rio Claro ainda terminou muito a frente no placar, vencendo por 22 a 10.

O segundo quarto, para desespero do torcedor rioclarense, viu exatamente o oposto acontecer. Com um time extremamente apático e mal defensivamente, São José não só conseguiu tirar a diferença como virou o placar e foi para o intervalo vencendo por 42 a 38, em uma inaceitável parcial de 32 a 16 para os joseenses. Alheios ao péssimo desempenho defensivo do Leão estavam o armador de São José, Jamaal Smith (joga muito este estadunidense... tá bom, americano para não me chamarem de doido, prometo ainda explicar o por que prefiro o primeiro termo), acertando sempre suas mágicas jogadas, e o ala Matheus Dalla, acertando todas do perímetro.

Após o intervalo, Rio Claro voltou a ligar a tomada no 220 e, com grande atuação individual de Gui Deodato, abusando dos rebotes e arremessos precisos, e Eric Tatu novamente, com suas assistências precisas e mão calibrada, fechou o terceiro período novamente na frente vencendo por 60 a 49, após elásticos 22 a 7 no time da casa. Vale ressaltar o impressionante desempenho defensivo neste quarto, com destaque no quesito para Daniel Alemão, absoluto nos rebotes defensivos.

Coube a Rio Claro, no último período, administrar o resultado e conter o ímpeto dos joseenses, fechando o jogo em 85 a 77 (parcial de 28 a 25 em favor de São José no quarto).

Analisando o jogo em si, com exceção do segundo quarto, Rio Claro voltou a mostrar aquilo que foi sua arma mortífera na primeira fase contra os adversários: a defesa forte e o time extremamente intenso. Finalmente o jogo voltou a encaixar e logo contra São José que já mostrou vir para uma temporada muito melhor do que se imaginava. Acima de tudo, temos que encarar estes confrontos como um bom momento para testar a capacidade técnica do time e até onde ele pode ir no próximo NBB. Continuo com a mesma opinião do início do campeonato: temos tudo para chegar confortavelmente aos playoffs oitavas-de-final da competição nacional e, quiçá com uma constância maior em playoffs, alcançar uma quartas-de-final e quem sabe abocanhar uma vaguinha na Liga Sul-Americana.

SOBRE AS NOTÍCIAS DA SEGUNDA-FEIRA
Infelizmente, vou ter que comentar sobre um assunto que tinha tudo para ser feliz para a comunidade rioclarense, mas que estranhamente e inexplicavelmente se tornou motivo de discussões.

O cidadão que acompanha atentamente o esporte nacional e internacional sabe que as notícias extra-oficiais existem, e se não partem de boatos infundados, ela obrigatoriamente tem que ser dita; cabe ao clube ou atleta citado confirmar ou desmentir a situação, até aí nada de extraordinário; a direção do Rio Claro Basquete foi lá e soltou uma nota não confirmando estas situações.

O problema ocorreu quando determinado membro da diretoria se descontrolou completamente e começou a me acusar via rede social de querer tumultuar o ambiente e para aprender a buscar informação com quem manda. Meu caro amigo, primeiro gostaria de dizer que, no tocante a sua parte como membro da diretoria, devo dizer que faz um grande trabalho e demonstra uma grande paixão pelo nosso basquete, está de parabéns e é de gente assim que Rio Claro precisa. Segundo, e aí discordo completamente de você, confesso não entender o descontrole emocional com notícia que não atinge nenhum profissional e que tratam de reforços do bem para o clube, além de mostrar total falta de conhecimento do funcionamento da imprensa.

Com relação ao anúncio por fontes extra-oficiais volto a repetir, é DEVER da imprensa divulgar e esperar a CONFIRMAÇÃO OU NÃO da agremiação quando se tem estes fatos, se desmentir, não há a necessidade de atacar o veículo, pois confirmações e desmentidos são rotina em qualquer imprensa e clube do mundo, e quase nunca vi um dirigente de clube se indispor por tal fato com nenhum jornalista; nossos repórteres que divulgaram a notícia apenas estão trabalhando como TODO O PLANETA TERRA FAZ! Que fique bem claro, não precisa passar pela avaliação de ninguém, cabe desmentir apenas que nós divulgamos, isso é simples e óbvio. E para que fique bem claro, nossa notícia NÃO FOI INÉDITA! E quero acreditar que não haja o capricho de desfazer negociações só para poder nos desmentir, a comunidade rioclarense não merece isso, e eu acredito de olhos fechados, de verdade, que isso não será feito, pois acredito no seu trabalho, que tem sido excelente!

Não cabe em minha consciência que a notícia de divulgação de reforços vá fazer alguém do elenco ou comissão técnica se sentir pior, pois o esporte de alto rendimento vive disso, e serve de estímulo ao atleta, ainda mais conhecendo a postura de Marcelo Tamião e jogadores até onde sei, que sempre tiveram o maior respeito pela nossa equipe desde a época de vacas magras. Não tenho um A sequer para falar da integridade dos profissionais que lá estão, lutando por Rio Claro e conquistando com méritos o que realizaram até aqui. Reitero, duvido que esse tipo de informação extra-oficial abale ou surpreenda quem lá está.

E eu tenho a consciência tranquila de dever cumprido com relação ao esporte de Rio Claro até aqui, pois quem era o locutor e a equipe esportiva que estava lá viajando para Atibaia para cobrir Jogos Regionais, ou transmitindo em uma quinta-feira a noite Copa Brasil Sudeste em Piracicaba, apoiando inclusive moralmente os jogadores (alguns deles inclusive ainda permanecem no elenco); quem se dispôs a ficar o dia todo fechando verba para ir ao Rio de Janeiro transmitir a decisão de rebaixamento do NBB? Quem sempre esteve apoiando as categorias de base? Quem sempre esteve divulgando eventos não apenas relativos ao basquete, mas ao esporte amador de Rio Claro em geral e demais categorias como vôlei e o próprio basquete feminino? Sim, a Web Rádio Esporte Total e agora a Rádio Pimba, que é basicamente a mesma equipe. Portanto, meu caro, dói demais ouvir o tipo de gratidão que foi oferecida a nossa equipe, classificada como "tumultuadora de ambiente" por causa de UMA notícia divulgada e, que ao meu ver, é para se comemorar a evolução, e não motivos para discórdia. E desafio procurar alguma vez que nosso veículo semeou a discórdia no meio esportivo rioclarense.

Fora isso, volto a repetir: aplausos para seu trabalho nos bastidores do Rio Claro Basquete, digno de nota, pois está colocando nosso basquete nos trilhos novamente, coroando o trabalho iniciado há 6 anos, de forma gradual e sem loucuras por pessoas que já estavam antes de sua chegada, que é recente, você veio para somar e muito bem. Quanto ao resto, fica esse meu desabafo e pequena reflexão. Sugiro uma grande união e força entre todas as partes para que o basquete de Rio Claro se firme cada vez mais no lugar de onde nunca poderia ter saído, e nós sempre vamos estar à disposição para isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário