quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Rio Claro Basquete: bom início e bons motivos para otimismo

Para inaugurar este espaço, nada mais justo do que falar sobre o Rio Claro Basquete; afinal de contas, tenho acompanhado in loco toda a evolução do projeto desde 2013, quando a equipe brigava por classificação para disputar o Campeonato Paulista jogando a desoladora Primeira Fase, que premia apenas um clube com vaga no torneio (chamada pela Federação Paulista de Basquete de Fase Final), e também a Copa Brasil Sudeste, um torneio regional que credencia o vencedor a jogar a Supercopa Brasil e, caso vença esta competição, o clube é credenciado a jogar a Liga Ouro, que dá acesso ao sempre almejado NBB.

E com muita luta, Rio Claro conseguiu o objetivo de chegar ao NBB, após jogos inesquecíveis e complicados, trazendo consigo dois títulos do período: a Copa Brasil Sudeste de 2013 e a Liga Ouro de 2014, sendo que em ambos tive o prazer de narrar, na época pela Web Rádio Esporte Total. Por sinal, fico muito feliz em ter participado deste start de retorno em termos de cobertura midiática permanente, em uma época que as competições que Rio Claro jogava não traziam nenhum tipo de atrativo; imaginem a dificuldade que foi...

Veio o NBB, e Rio Claro lutou muito pela permanência, conseguindo o feito de se manter após uma batalha histórica na cidade de Macaé, onde o time foi buscar o que não tinha, na base da garra e vontade, para reverter uma situação desesperadora, sabendo que a vitória era obrigatória. Passado o susto, Rio Claro reformulou parcialmente seu elenco, trouxe jogadores experientes e manteve a espinha dorsal da última temporada, o que gerou curiosidade na torcida em relação à melhora ou não de desempenho.

Para alegria de todos, o time que estreou perdendo de forma desastrosa para Franca não se confirmou, pelo contrário, jogo após jogo vem mostrando que aquilo não passou de acidente de percurso por puro desentrosamento, e melhor, vem aplicando verdadeiras aulas de basquete, com muita intensidade na defesa e fantástico aproveitamento ofensivo, que é o que sugere o basquete moderno.

Guilherme Teichmann e Daniel Alemão, dois dos novos contratados, se entrosaram de tal forma que parecem jogar há anos juntos com a camisa de Rio Claro; Tatu tem sido brilhante na armação até aqui e com alto aproveitamento de pontos, aliás, está como vinho, quanto mais avançada a idade, melhores apresentações vem mostrando; Dedé apresenta muita regularidade em suas apresentações até aqui, o que ajuda na leitura de jogo por parte da equipe; Gui Deodato ainda está oscilando bastante, mas quando foi bem, simplesmente se apresentou de forma fantástica.

Mas duas coisas chamam a atenção: a forma de jogo encontrada pelo técnico Marcelo Tamião, principalmente na intensidade da defesa (símbolo disso são os 8 quartos seguidos vencidos pela equipe somando os últimos 2 jogos e a atuação de David Jackson, de Limeira, ontem a noite, anotando apenas 2 pontos), e a continuidade do padrão mesmo quando há uma rotação completa na equipe durante o jogo, vide o que houve nos jogos em Franca e contra a Winner/Limeira ontem; é simplesmente impressionante o trabalho realizado pelo treinador até aqui.

Claro que equipes como Bauru e Limeira têm jogado com suas equipes alternativas ou incompletas por motivos de convocações e lesões, mas mesmo assim, quem assistiu os jogos percebeu que Rio Claro simplesmente tem feito mais do que a obrigação em quadra, e por isso tem motivos de sobra para acreditar em uma temporada como há muito tempo não se via. Para o NBB, se está longe do favoritismo ao título, pelo menos parece demonstrar basquete suficiente para ser a agradável surpresa da competição, como foi Macaé na temporada passada.


RAPIDINHAS
- E a audiência da Rádio Pimba cada vez maior, e ontem foi um show de transmissão em conjunto com a Rádio Educadora 1020 AM de Limeira. Mais uma vez muito obrigado ao mestre Edmar Ferreira pela confiança no meu trabalho, e ontem você arrebentou na transmissão! Time grande,como diria Denis Suidedos.

- Infelizmente, algumas pessoas parecem perder a noção do que fazem em recinto público. Ontem tivemos um pseudo-torcedor agredindo verbalmente profissionais de imprensa no ginásio Felipe Karan de forma gratuita, sem motivo algum. Graças a Deus foi UM caso isolado com apenas UMA pessoa. Mesmo que tivesse razão ou alegasse brincadeira, não deveria ter essa postura. NOTA ZERO!

- O desânimo parece ter acertado em cheio o time da Winner/Limeira. Se antes o pilar da molecada eram Fiorotto e David Jackson, a lesão do pivô e a dificuldade em assumir responsabilidade do armador estadunidense (não gosto muito dos termos americano e norte-americano, um dia explico o por quê) parece a âncora que faltava ao combalido esquadrão limeirense. Isaac e Douglas Nunes até agora não justificaram suas contratações. Seria uma clara demonstração de falta de profundidade no elenco com os desfalques?

- Rio Claro dificilmente deixará de conquistar o primeiro lugar no Grupo A da Primeira Fase. Dos 3 confrontos restantes, em 2 o time é franco favorito, resta ao técnico Tamião e aos jogadores evitarem qualquer perda de concentração nestas partidas.

- Falando em linhas gerais, o Campeonato Brasileiro de Futebol cada vez mais mostra a fragilidade não só da arbitragem, mas também de todo o sistema organizacional que impera no esporte bretão praticado em "terra brasilis"; e pior, não há 7 a 1 ou vexames em competições que dê jeito. Ficar de fora de uma Copa seria a última bala do cartucho? E mesmo assim, fico em dúvida...

- Sobre a crise da migração na Europa: infelizmente, já considero uma das grandes catástrofes humanitárias da história. Logo estarei escrevendo algo a respeito.

- E a frase do vice-presidente Michel Temer em relação à presidenta Dilma hoje em uma reunião para empresários? "Dificilmente alguém resisite 3 anos e meio com uma popularidade de 7%". Deixo para o leitor analisar e discutir.

- Aliás, reunião organizada por socialite? Definitivamente, não é uma discussão econômica que atenda os anseios do povo que está em questão por ali...

Por hoje é só, logo menos eu volto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário