Muito bem, galera que acompanha o blog, finalmente uma atualização após um período de 4 dias, afinal, profissionalmente a vida está uma loucura e com isso publicamos apenas quando o tempo nos permite.
E hoje vamos de opinião em tópicos depois de algum tempo, com muito esporte, noticiário geral e muita Geografia!!
- Começando pelo anúncio desta segunda feita pelo Governo Federal, onde o ministro da Fazenda Joaquim Levy anunciou corte profundo nos gastos e aumento em tributações para garantir o superávit primário do PIB brasileiro que, como todos estão carecas de saber (eu, pelo menos, literalmente), caiu dramaticamente nos últimos anos.
- A começar pela questão tributação: será enviado ao Legislativo a proposta de retorno da CPMF, famoso "imposto sobre o cheque", que incidirá sobre todas as transações bancárias. A previsão é de R$ 32 bilhões em arrecadação, com destino à cobertura da Previdência.
- Penso o seguinte: este tipo de tributação deveria ocorrer a partir de determinado valor de renda, e de forma progressiva, porém, a única tributação próxima a isso é sobre o ganho de capital progressivo, em cima de compras e vendas... pouco para um governo que apregoa as conquistas sociais como bandeira! Quanto à previdência, o por quê de o aposentado ainda não usufruir de um aumento proporcional ao salário mínimo, como os trabalhadores ativos? Com certeza ajudaria a alavancar o consumo e a girar a economia de forma mais saudável...
- Corte em ministérios e cargos comissionados; uma alternativa sempre válida e que concordo neste momento.
- Outras "enxugadas" anunciadas pelo governo: suspensão de concursos públicos e despesas administrativas dos servidores; diminuição drástica nos valores do PAC e Minha Casa, Minha Vida. Particularmente, cortes em programas sociais não deveriam nem ser cogitados.
- Congelamento no reajuste dos servidores... Prevejo grandes "xabus" e "rolos" nessa história!
- Outro tipo de corte de gastos que faria uma diferença enorme para os cofres públicos, e todos sabem de que gastos eu falo, ninguém nem cogita a possibilidade... Por que será hein? Tão difícil saber né...
- Vamos de esportes? Começando pelo Brasileirão, que viu o Corinthians abrir vantagem mais uma vez, desta feita de 5 pontos!
- Grande vitória sobre o Joinville por 3 a 0, e o que estão jogando Renato Augusto e Jádson não é mole, simplesmente os pilares centrais deste time.
- O guerreiro time do Galo tenta de qualquer forma buscar o timão na liderança... Foi buscar um empate milagroso contra o Cruzeiro ontem. Palmas ao valente Atlético Mineiro!
- Vasco da Gama vencendo duas seguidas? Parece que o Jorginho conseguiu extrair muita coisa deste time hein...
- São Paulo: o time 8 ou 80. O mesmo elenco que consegue perder para um Goiás em casa, vence o Grêmio fora... Lembrando que vinha de uma pancada sofrida diante do Santos hein...
- Aqui pela Cidade Azul, o Rio Claro Basquete segue fazendo bonito no Paulista de Basquete; venceu de forma contundente o Basquete Osasco por 92 a 72 jogando no Felipão em jogo que narrei pela Rádio Pimba e terminou na liderança tanto do Grupo A quanto na tábua geral de classificação. Terá vantagem nos play-offs daqui para frente.
- E o adversário do Leão Rioclarense nas Quartas-de-Final será o Pinheiros, 4º colocado do Grupo B, em melhor de 5 jogos, com os dois primeiros confrontos na próxima quarta (16) e quinta (17) em Rio Claro; quem vencer 3 avança para as Semifinais. A Rádio Pimba estará acompanhando este confronto decisivo de perto, com transmissão de todas as partidas!
- E sábado também narrei a derrota em casa da equipe Sub-20 do Independente de Limeira para o Batatais por 3 a 1. Vitão marcou o único gol da equipe limeirense enquanto Túlio (2 vezes) e Michel fizeram os gols do Fantasma. Com este resultado, o Galo praticamente deu adeus à classificação para a próxima fase.
- E para finalizar, uma breve explanação geográfica, principalmente para alunos de Ensino fundamental e Ensino Médio (tá chegando o ENEM), vamos falar sobre o fenômeno El Niño!
- O El Niño nada mais é que um fenômeno climático causado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico (o resfriamento gera o La Niña, que em outra oportunidade explicaremos). Esse aquecimento acontece devido a uma alteração na interação entre a superfície do oceano e a atmosfera, promovendo modificações na circulação atmosférica e nas correntes marítimas gerando, por consequência, mudanças nos regimes de chuva e temperatura do mundo, mas principalmente, da América do Sul. Para 2016, está previsto um dos mais fortes fenômeno El Niño já registrados, o que significa promessa de temperaturas muito altas no planeta. Quem quiser saber um pouco mais, pode acessar o site do INPE: http://enos.cptec.inpe.br/elnino/pt. Ou se preferirem um texto mais formal e acadêmico para se preparar para uma universidade, este artigo do meteorologista Rosandro Boligon Minuzzi, da Universidade Federal de Viçosa, é bem esclarecedor quanto as alterações climáticas promovidas no sudeste do Brasil: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6586/5974.
Bom, por hoje é só, logo menos estarei de volta, claro sempre quando o trabalho permitir!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário