segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

E a F1 roncou pela primeira vez nesta segunda! Teste de pré-temporada em Barcelona

Sebastian Vettel em sua Ferrari SF16-H; o alemão foi o mais rápido do dia . 
FOTO: Xavi Bonilla/Grande Prêmio

E os motores voltaram a roncar na Fórmula 1 nesta segunda-feira (tecnicamente hoje não são mais motores, são unidades de potência, mas como sou nostálgico nesse aspecto...) com a realização do primeiro de quatro dias de testes de pré-temporada permitidos pelo regulamento. E neste primeiro dia, pudemos ver 10 das 11 equipes estrearem seus modelos de 2016, apenas a Sauber testou com o modelo 2015, já que o bólido de 2016, batizado C35, ainda não está finalizado.

Neste primeiro dia deu para notar duas coisas interessantes no topo do grid, a primeira foi que as forças dominantes aparentemente não devem mudar, ficando entre a Mercedes, a Ferrari e eventualmente a Williams, porém a novidade fica por conta do ótimo desempenho apresentado pelo modelo SF16-H da Ferrari, mais rápido que o W07 da Mercedes, equipe que dominou os dois últimos mundiais.

Mas o ritmo e a consistência do carro da fábrica de Stuttgart pareceu ainda superior ao dos vermelhos de Maranello, completando 156 voltas de testes no circuito de Montmelò em Barcelona sem apresentar problemas e com praticamente o mesmo ritmo. O atual campeão Lewis Hamilton foi o responsável por dirigir o monoposto alemão neste primeiro dia.

A Williams foi à pista com seu novo modelo, o FW38, praticamente sem mudanças visuais plenas, apenas com algumas soluções aerodinâmicas novas e uma mudança na geometria da suspensão traseira para tentar solucionar um "problemão" da temporada passada para este ano: o mau desempenho em pistas com temperaturas baixas e na chuva. Valtteri Bottas foi quem dirigiu hoje e se mostrou satisfeito com o desempenho do modelo, porém, ressaltou algumas falhas de sistema que prejudicaram em alguns momentos o treinamento. Com tudo isso, Bottas foi o 4º no geral, chegando a andar em 3º pela manhã.

Quem andou bem e fechou o dia no 3º lugar foi a Red Bull, com Daniel Ricciardo, a bordo do novo modelo RB12, equipado com motores Renault, mas rebatizado de TAG Heuer (agora patrocinadora dos taurinos) devido às rusgas do time austríaco com a montadora francesa no ano passado. Mais uma vez pelo jeito, Adrian Newey supervisiona um bom projeto mas que deve sofrer com a falta de potência do propulsor novamente, vindo a andar bem apenas em pistas mais lentas.

Nas demais equipes, destaque para a estreante Haas, de procedência estadunidense, que conseguiu tempos razoáveis no seu debut com o modelo VF16 equipado com motor Ferrari e dirigido pelo franco-suíço Romain Grosjean, finalizando o dia em 10º e também para a melhora de desempenho dos carros da Manor, que ficou em 9º e, principalmente, da McLaren, que terminou em 6º com Jenson Button, mostrando, à priori, uma evolução do motor Honda.

Claro que os testes em si, e principalmente este primeiro dia, não determinam absolutamente nada, afinal, muita gente anda fora do regulamento para atrair patrocínios, outros escondem o jogo, alguns testam soluções o tempo todo e focam no ritmo; mas, observando tudo o que foi trabalhado, algumas coisas já começam a ser desenhadas para a temporada que começa no próximo dia 20 de março na Austrália, ano este aliás, que é o último antes de mais uma mudança radical no regulamento.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO PRIMEIRO DIA DE TESTES

1º Sebastian Vettel (ALE) - Ferrari SF16-H ------------------------ 1m24s939 (69 voltas)
2º Lewis Hamilton (GBR) - Mercedes W07 ------------------------ 1m25s409 (156 voltas)
3º Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull RB12 - TAG Heuer------- 1m26s044 (87 voltas)
4º Valtteri Bottas (FIN) - Williams FW38 - Mercedes------------- 1m26s091 (80 voltas)
5º Alfonso Celis (MEX) - Force India VJM09 - Mercedes-------- 1m26s298 (58 voltas)
6º Jenson Button (GBR) - McLaren MP4/31 - Honda-------------- 1m26s735 (84 voltas)
7º Carlos Sainz Jr. (ESP) - Toro Rosso STR11 - Ferrari----------- 1m27s180 (55 voltas)
8º Marcus Ericsson (SUE) - Sauber C34 - Ferrari------------------ 1m27s555 (88 voltas)
9º Pascal Wehrlein (ALE) - Manor MRT05 - Mercedes----------- 1m28s292 (54 voltas)
10º Romain Grosjean (FRA) - Haas VF16 - Ferrari---------------- 1m28s399 (31 voltas)
11º Jolyon Palmer (GBR) - Renault RS16--------------------------- 1m29s356 (37 voltas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário