terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Testes da Fórmula 1: Segundo dia

E nesta terça tivemos o segundo dia dos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1; lembrando que o campeonato começa no próximo dia 20 de março com o GP da Austrália, no Albert Park em Melbourne.

E as novidades nos testes de hoje ficaram por conta da estreia do pneu de banda roxa, denominado ultra-macio, e que deverá dar a tônica principalmente nos treinos classificatórios. E na amostra de hoje, já ficou claro que quem usou, conseguiu ter um ganho de desempenho maior que 1 segundo, casos de Sebastian Vettel, que tornou a ficar na liderança ao final do dia com sua Ferrari, e Daniel Ricciardo, que levou seu Red Bull RB12 à segunda posição.

Mais uma vez, a Mercedes andou apenas de pneus médios, em ritmo de corrida, e fechou em 4º, desta vez com Nico Rosberg ao volante. É impressionante o ritmo apresentado pelas flechas de prata e a falta de problemas nestes primeiros testes. Sem dúvida virá com mais um belo projeto aliado à força de sua unidade de potência (vulgo motor, mas um dia explico essa história...).

Estes testes em Barcelona tem servido para evidenciar duas surpresas: o aparente bom projeto da debutante Haas, e o salto de qualidade tremendo vivido pela Manor. No caso da escuderia estadunidense, o piloto da vez no volante do VF16 foi o mexicano Esteban Gutiérrez, que cravou o 6º tempo do dia. Já pela Manor, o alemão Pascal Wehrlein fechou nem 8º, evidenciando o bom trabalho da nova equipe de engenheiros aerodinâmicos e também do propulsor Mercedes, o mais potente da categoria na atualidade.

Outros destaques ficaram por conta de uma melhora sensível no desempenho do novo R16 da Renault, pilotado hoje pelo novato Jolyon Palmer e que havia passado por problemas eletrônicos ontem, e um desempenho baseado no acúmulo de quilometragem por parte da Williams com Valtteri Bottas, em procedimento parecido com o da equipe Mercedes.

Amanhã, os pilotos voltam para o penúltimo dia de testes desta semana no circuito de Barcelona, com os brasileiros Felipe Massa, da Williams e Felipe Nasr, da Sauber devendo ocupar o cockpit de seus respectivos carros.


CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DOS TESTES DESTA TERÇA

1º Sebastian Vettel (ALE) - Ferrari-------------------------1m22s810 - pneus ultra macios (126 voltas)
2º Daniel Ricciardo (AUS) - Red Bull - TAG Heuer---- 1m23s525 - pneus ultra macios (112 voltas)
3º Sergio Perez (MEX) - Force India - Mercedes-------- 1m23s650 - pneus super macios (101 voltas)
4º Nico Rosberg (ALE) - Mercedes------------------------ 1m24s867 - pneus médios (172 voltas)
5º Marcus Ericsson (SUE) - Sauber - Ferrari------------- 1m25s237 - pneus macios (108 voltas)
6º Esteban Gutiérrez (MEX) - Haas - Ferrari------------- 1m25s524 - pneus macios (79 voltas)
7º Valtteri Bottas (FIN) - Williams - Mercedes---------- 1m25s648 - pneus macios (134 voltas)
8º Pascal Wehrlein (ALE) - Manor - Mercedes---------- 1m25s925 - pneus macios (71 voltas)
9º Fernando Alonso (ESP) - McLaren - Honda---------- 1m26s082 - pneus macios (119 voltas)
10º Jolyon Palmer (GBR) - Renault----------------------- 1m26s189 - pneus macios (42 voltas)
11º Max Verstappen (HOL) - Toro Rosso - Ferrari----- 1m26s539 - pneus médios (121 voltas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário