sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Opinião em tópicos: 3 vitórias e 1 derrota é o saldo do esporte em Rio Claro e Limeira.

Quarta-feira e quinta-feira: 2 dias cheios no futebol, e com os times das duas cidades em que faço meu trabalho! E hoje vamos com um combo para facilitar a vida deste que vos escreve, com 3 vitórias importantes: Rio Claro FC e Independente se recuperando nos respectivos campeonatos, e Rio Claro Basquete em franca ascensão no NBB 8, e a desastrosa derrota da Internacional agora há pouco que custou o cargo do técnico Parraga. Vamos lá!


RIO CLARO FC E A "EPOPEIA DE ITÁPOLIS"

Um jogo onde aconteceu de tudo: apagão que atrasou o início de jogo, campo impraticável, gol polêmico, 5 bolas na trave e gol decisivo no finalzinho. Foi assim que o Galo Azul conquistou uma importantíssima vitória pela 6ª rodada do Paulistão 2016, a segunda fora de casa, por sinal, 3 jogos seguidos fora e 6 pontos na bagagem, super importante para o restante da competição.

Antes da partida, um defeito no gerador atrasou o confronto em 50 minutos fazendo com que os atletas inclusive voltassem aos vestiários; o tempo passava e com forte pressão por parte do Azulão para que o jogo fosse adiado, fez com que boa parte da torcida presente fosse embora para casa imaginando que o destino do jogo, de fato, seria esse.

Mas o jogo aconteceu, a bola rolou e o Rio Claro, com uma postura inteligente em campo, abriu o placar ainda no primeiro tempo com um gol polêmico do atacante Romarinho. Claramente houve o contato entre braço e bola, porém na interpretação da arbitragem, tudo legal e Azulão na frente do placar.

O Rio Claro resolveu apostar nos contra-ataques, mas aos 40 do segundo tempo, um pênalti cometido por Alex Silva (que foi expulso) quase coloca tudo a perder: Marcelinho Paraíba foi para a cobrança e converteu, igualando o marcador.

Mas a noite era azul, e após um "estourão" de bola para a frente, Romarinho saiu na cara do gol e foi derrubado pelo goleiro Jeferson Romário; pênalti marcado para o Rio Claro e goleirão do Rubrão expulso. Danielzinho foi para o gol, e não conseguiu defender a bela cobrança de Léo Costa, decretando aos 42 minutos a vitória do Galo Azul.

Rio Claro sai da zona de rebaixamento e termina a rodada em 13º lugar na classificação geral com 7 pontos, mas ainda na lanterna do Grupo D. Domingo recebe o Botafogo no Schimidtão as 11 da manhã.


GALO DE VILA ESTEVES RENASCE DAS CINZAS

É impressionante a mudança de postura pelos lados do Independente na Série A2 do Paulista. Após a passagem conturbada de Jamelli, o momento da equipe com Ivan Izzo é completamente diferente, com os jogadores demonstrando vontade e muita determinação em campo.

Jogando no Pradão na noite de quarta, o Galo Limeirense venceu o Penapolense por 2 a 0, ficando apenas 1 ponto de escapar da Zona de Rebaixamento, enchendo de esperança o torcedor galista. No jogo em si, os donos da casa saíram para o abafa e logo de cara o placar foi aberto com gol de Romarinho; aliás, Romarinho que fez uma falta danada no início do campeonato, e agora vem mostrando por que é um dos principais jogadores deste elenco.

O Independente ampliou o marcador apenas no segundo tempo com mais um gol de Romarinho, obviamente o grande nome da partida, e teve chances de ampliar o marcador, embora o time de Penápolis também tenha criado algumas oportunidades.

Aliás, o sistema defensivo do Galo ainda provoca alguns calafrios em seu torcedor, mesmo com a nítida melhora em sua postura. O técnico Ivan com certeza já deve estar quebrando a cabeça para melhorar esse que ainda é o grande ponto fraco do time na competição.

O Independente volta a campo neste sábado, as 19 horas, fora de casa contra o Barretos. Vou narrar este jogo pelos 1020 AM da Rádio Educadora de Limeira com toda a equipe de esportes da Gazeta de Limeira. Conto com a audiência de vocês.


RIO CLARO BASQUETE: UM TIME QUE NÃO PARA DE EVOLUIR

Se tem um time que está dando gosto de ver jogar, este é o Rio Claro Basquete do 2º turno do NBB 8.
O Leão Rioclarense foi até a cidade de Fortaleza e venceu o Basquete Cearense , até então 3º colocado na competição, pelo placar de 67 a 64, assumindo o 7º lugar do campeonato.

As jogadas que Rio Claro tem protagonizado nos últimos jogos são vistosas, com muita velocidade e troca de passes, chamando muita atenção pelo jogo coletivo, forte defesa e paciência e coragem para enfrentar os adversários. Méritos para o treinador Dedé Barbosa que, em dupla fantástica com o auxiliar técnico Léo Alves, vem implantando um estilo de jogo ultra moderno no elenco leonino.

O jogo de quarta foi decidido nos minutos finais, com Rio Claro recuperando a posse de bola em sua defesa e convertendo chutes de 3 pontos, além do ótimo aproveitamento nos lances livres; chegou a abrir 9 pontos de vantagem, e aí foi só controlar tranquilamente até o final e sair com uma vitória maiúscula contra um dos líderes do campeonato.

Próximo confronto já será nesta sexta, ainda no Nordeste e mais precisamente na capital baiana Salvador, contra o Vitória. Acompanhe este jogo através da Rádio Pimba a partir das 20 horas.


A.A. INTERNACIONAL E A SITUAÇÃO PREOCUPANTE NA A3

Agora há pouco, a Inter de Limeira foi derrotada em casa mais uma vez no Paulista da Série A3, desta vez o algoz foi o Grêmio Catanduvense, que aplicou 2 a 1 e ajudou a afundar ainda mais o Leão da Paulista na zona da degola, mais precisamente na 18ª posição. A situação é crítica após 8 jogos e com apenas 7 pontos, tanto que o resultado de hoje custou o cargo ao técnico Jorge Parraga.

Acompanhei pouco do jogo devido a alguns compromissos que eu tive esta noite porém, através dos relatos dos companheiros da Educadora/Gazeta de Limeira em excelente jornada esportiva, o Leão fez mais um jogo pobre, tendo algumas chances, fazendo gol de pênalti, mas sofrendo demais com a falta de qualidade do elenco.

Nem o retorno do bom Smith e a estreia do experiente Léo Aro foram suficientes para evitar o vexame, e a corda começa a apertar pelos lados do Major Levy. A torcida, que fez um grande protesto na última terça-feira em reunião do Conselho Deliberativo, está com a paciência esgotada, o que torna o Limeirão um grande barril de pólvora.

João Vallim, recém demitido do Velo Clube, e Paulinho McLaren são os favoritos para assumir o cargo e, seja lá quem for confirmado, terá uma missão árdua com este elenco leonino que nada produz.

Continuo achando que há margem e futebol nos pés para a Inter reverter o quadro, mas isso tem que acontecer "para ontem" senão, como diria o grande Zé Boquinha, a vaquinha pode deitar cedo para o Leão, e ninguém quer ver esse filme mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário