quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Minha coluna no Diário do Rio Claro 2/11

Infelizmente, a agonia continua para o Rio Claro Basquete. Até o fechamento desta coluna, ainda não havia a confirmação oficial da desistência do Leão em participar do NBB 9, mas a ausência total de representantes do atual e próximo poder público nas reuniões agendadas para discutir o problema passa a clara impressão que o nosso basquete está em estado de “morte cerebral”.

A situação é tão grave que na reunião de lançamento da competição ocorrida ontem, dia 1 de novembro, nenhum representante leonino esteve presente. Segundo Cássio Roque, presidente da LNB, organizadora e gestora do NBB, a liga está fazendo o “impossível” para que Rio Claro não desista da competição.

Entre as estratégias de ajuda, uma oferta de adiantamento de cota foi discutida, porém, a verba oriunda deste meio supriria as finanças rio-clarenses apenas até dezembro, sendo que em janeiro todos os encargos retornariam para a administração municipal.

Inclusive a informação, divulgada pelo próprio Edmar Ferreira, é que a direção do Rio Claro Basquete enviou um pedido de licença à LNB, mas que a mesma foi recusada pela liga, que espera um parecer oficial da próxima administração. Paulo Bassul, gerente da LNB, deve vir à Rio Claro nos próximos dias para acompanhar de perto a situação.

Realmente, só um milagre absurdo salvará o Leão do fechamento. Infelizmente, o basquete de Rio Claro vem agonizando lentamente e quem paga o pato, mais uma vez, será a população, que perderá seu principal expoente esportivo e social.

Na última segunda-feira (31) foi realizado o conselho arbitral que definiu as diretrizes e o regulamento para o próximo Campeonato Paulista, das Séries A1, A2 e A3. Mudanças no regulamento de ambas as competições foram os destaques desta reunião. A data de início para as três séries será dia 29 de janeiro.

Na Série A3, a primeira fase será disputada em turno único, com pontos corridos, todos contra todos, classificando os oito primeiros colocados. A partir da segunda fase, o regulamento muda com relação à 2016; ao invés de dois grupos com quatro times, os classificados se enfrentam em “mata-mata” até a final. Sobem os dois finalistas para a A2 e caem os seis últimos.

Já na Série A1, que este ano contará com 16 equipes, seguirá com o mesmo regulamento; quatro grupos com quatro times, com as equipes enfrentando apenas os rivais das outras chaves. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas-de-final, onde se enfrentam em jogos de ida e volta até a decisão.

A novidade fica por conta das fases quartas-de-final e semifinal, que passarão a ser disputadas em ida e volta. O rebaixamento em 2017 atingirá apenas duas equipes, e será feita através da classificação geral somada de todos os grupos.

Inclusive, os grupos já foram sorteados ontem, ficando da seguinte forma: o grupo A conta com Corinthians, São Bernardo, Ituano e Botafogo. O grupo B conta com São Paulo, Red Bull Brasil, Linense e Ferroviária. Já o grupo C terá Palmeiras, São Bento, Novorizontino e Santo André. Por fim, o grupo D conta com Santos, Audax, Ponte Preta e Mirassol.

E falando sobre a Série A2, que interessa diretamente a Velo Clube e Rio Claro FC, a primeira fase novamente será disputada em turno único, pontos corridos, todos contra todos. A grande mudança está na classificação para o “mata-mata”, onde apenas os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal.

E é justamente dos confrontos da semifinal que serão conhecidas as duas equipes que irão garantir o acesso para a Série A1 de 2018. Com relação ao rebaixamento, novamente seis equipes serão limadas para a Série A3, e como sobem apenas dois desta divisão, a Série A2 de 2018 será disputada também por 16 times.

A promessa é que a competição seja uma das mais difíceis de todos os tempos, não só pelo regulamento mas pela quantidade de equipes tradicionais e com bom investimento que irão disputar e, devido a isso, Rio Claro e Velo não podem nem pensar em errar a mão no planejamento para 2017.

Falando em Velo Clube, mais duas contratações foram confirmadas pela diretoria do Rubro-Verde. A primeira foi Adriano Garça, 30 anos e lateral-esquerdo, retorna ao time onde jogou em 2014; o atleta disputou a última Copa Paulista pelo São José FC. Já a segunda trata-se do zagueiro Fabão, 29 anos, que também jogou Copa Paulista, mas pelo Comercial.

Já o Rio Claro FC tomou conhecimento das datas em que irá enfrentar o XV de Piracicaba pelas semifinais da Copa Paulista. O primeiro jogo será na próxima sexta-feira, dia 4, às 20 horas, no Barão de Serra Negra, em Piracicaba. O jogo da volta está marcado para o dia 12, um sábado, às 18h30, no Schmidtão.

E hoje teremos os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil, onde Grêmio e Atlético-MG desfrutam de uma confortável vantagem sobres seus rivais, Cruzeiro e Internacional respectivamente, após vitórias nos jogos de ida. Não creio que a Raposa e o colorado consigam reverter a situação longe de seus domínios.

Quem também se prepara para uma noite histórica hoje é a Chapecoense, que inicia sua jornada nas semifinais da Copa Sul-Americana contra o San Lorenzo-ARG em Buenos Aires, no caldeirão do estádio Nuevo Gasómetro. Boa sorte ao Índio Condá do oeste catarinense, pelo qual torço muito para que conquiste este torneio internacional.


Curiosidade do dia: Dos cinco jogadores brasileiros que estão no Hall da Fama da FIFA, três são do Botafogo: Nilton Santos, Garrincha e Didi. Os outros são Pelé e Djalma Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário