quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Minha coluna no jornal Diário do Rio Claro 10/11

Já começaram as trocas de garrafas pet por um ingresso para o jogo entre Rio Claro FC x XV de Piracicaba, no próximo domingo, às 18 horas, no Schmidtão. A iniciativa, que faz parte da promoção Futebol Sustentável, estará trocando 2 mil ingressos, ou seja, não há desculpa para a torcida azul não comparecer ao estádio.

Público que vem devendo por enquanto em termos de presença no Schmidtão, apesar da grande campanha realizada pelo Rio Claro FC. No último jogo, por exemplo, contra o São Carlos, pouco mais de 500 pessoas compareceram. Pouquíssimo para um time que tem grandes chances de ser campeão e disputar a Série D do Brasileiro.

Aliás, para este jogo, Sérgio Guedes não contará com o meia Moisés, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Juan Felipe, Nata e Lika disputam a vaga no meio, que pode vir a ser até de Moacir ou Lucas Xavier se o treinador optar por um esquema mais ofensivo.

Outra dúvida é se Welington Carioca volta a figurar no time titular ou se Hudson terá mais uma chance por ali, mesmo tendo atuado melhor pelo lado direito nesta Copa Paulista. O mistério da escalação deverá ser desfeito apenas na hora do jogo.

Já o Velo Clube anunciou o retorno de mais dois jogadores ao seu elenco para a temporada 2017. O goleiro Guilherme, reserva do Rubro-Verde este ano, de 31 anos, e o atacante Leandro Costa, um dos destaques velistas neste 2016 e que foi o artilheiro do São José FC na Copa Paulista com 7 gols.

Me agrada demais o retorno de Leandro, acho um excelente jogador e deverá fazer uma bela dupla de ataque com Flávio Carioca, que não conseguiu mostrar seu futebol na A2 deste ano devido a séria lesão que sofreu.

O Galo Vermelho, se está longe de ser o maior investimento da Série A2, vai montando um time cascudo e experiente, comandado por um técnico que entende como se joga a divisão. É uma equipe que vai dar trabalho aos adversários no próximo ano.

Hoje é dia do superclássico entre Brasil x Argentina, que será jogado às 21h45, no Mineirão, pelas Eliminatórias sul-americanas. Será o duelo dos opostos, entre Tite, que reconstruiu, à priori, a seleção brasileira, contra Edgardo Bauza, que piorou demais o desempenho dos hermanos na competição.

O que chama a atenção do jogo é o poderio de ataque de ambos os lados, com Gabriel Jesus e Neymar formando a dupla canarinho, enquanto Messi, Di María e Higuaín formam o trio alviceleste.

A diferença entre as equipes está justamente no comportamento tático e nas atuações da defesa. O Brasil joga com uma formação muito mais homogênea, que possibilitou a correção dos problemas defensivos. Já a Argentina, que há tempos sofre com o problema crônico da zaga, piorou também em termos táticos, o que explica muito a queda de rendimento do país platino.

Por sinal, se o Brasil vencer o jogo, pode retornar à liderança do famigerado ranking da FIFA. Atualmente em terceiro, o Brasil passaria Alemanha e a própria Argentina no posicionamento.

Os demais jogos da rodada das Eliminatórias sul-americanas serão os seguintes: Colômbia x Chile; Uruguai x Equador; Paraguai x Peru e Venezuela x Bolívia. Todos os confrontos acontecem hoje.

Aliás, deve ser um martírio assistir ao jogo entre Venezuela x Bolívia. As duas piores seleções do continente devem fazer, a princípio é o que se imagina pelo menos, aquele tipo de jogo pra quem está de castigo assistir. Meeeeu pai...

O árbitro grego Georgio Bikas teve sua casa incendiada em uma cidade litorânea da Grécia, e a Federação Grega considerou o acontecimento suspeito e, por isso, paralisou por tempo indeterminado todas as competições gregas domésticas. O fato aconteceu apenas quatro dias após ameaças sofridas por outro árbitro naquele país. Lamentável!

Pela Liga Sul-Americana de Basquete, Mogi das Cruzes não tomou conhecimento do Paulistano e atropelou a equipe da capital paulista por 80 a 59, em jogo válido pela fase semifinal da competição, Com o resultado, o time de Guerrinha está muito próximo da final do torneio; para isso, precisa vencer na última rodada o Hebraica y Macabi, do Uruguai.

O vencedor deste grupo, que ainda conta com o Gimnasia de Comodoro Rivadavia, da Argentina, encara o Weber de Bahía Blanca, também da Argentina, na decisão da competição.

A surfista brasileira Silvana Lima está na elite do surfe mundial após conquistar no último domingo (6) uma competição em Sydney, na Austrália. Silvana se destaca pelo seu exemplo de superação, ao vencer o preconceito por estar “fora dos padrões de beleza” e também ao vencer a pobreza extrema e as dificuldades que passou quando mais jovem. Parabéns, Silvana, uma merecedora das melhores coisas da vida.

Curiosidade do dia: Dois grandes clubes do Brasil se chamaram Palestra Itália até o início dos anos 40. O Cruzeiro em Belo Horizonte e o Palmeiras em São Paulo. Mas por causa da segunda guerra mundial de 1942 precisaram mudar de nome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário