sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Minha coluna no jornal Diário do Rio Claro 4/11

3 de novembro de 2016, a data que ficará marcada para sempre como um dos dias mais tristes da história do esporte de Rio Claro; o dia em que foi anunciada oficialmente a licença do Rio Claro Basquete das competições adultas.

O que mais entristece é que todo e qualquer apelo de continuidade foi ignorado por quem poderia dar suporte para tal, mas nessas horas percebemos que a população serve apenas para um único objetivo aos olhos destes. Acho que não preciso me alongar mais para me fazer entender.

Resta saber se algum dia o esporte número um da Cidade Azul conseguirá retornar, o que é um dos meus maiores medos, por isso classifiquei essa situação como um verdadeiro crime contra o esporte e a população, devido ao papel social que a equipe realizava junto aos cidadãos.

Mas o esporte de Rio Claro não se resume às notícias ruins. Hoje, às 20 horas, o Rio Claro FC entra em campo para iniciar a disputa das semifinais da Copa Paulista contra o XV de Piracicaba, na busca pelo título inédito que lhe escapou em 2005 e por uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

O jogo de ida será no estádio Barão de Serra Negra em Piracicaba, e terá transmissão da Rádio Pimba a partir das 19h40, comigo na narração, Edson Gomes nos comentários e Matheus Pezzotti nas reportagens. Para acompanhar, basta acessar a Rádio Pimba (www.radiopimba.com ou aplicativo para celular), site A Toda Hora ou Rádio Opção 107,9 FM.

Para este jogo, o técnico Sérgio Guedes deve contar com o retorno do lateral-esquerdo Welington Carioca, recuperado da lesão que o impede desde o final da primeira fase. A dúvida reside se Carioca irá voltar já na equipe titular ou ficará no banco; neste último caso, Hudson permaneceria no onze inicial.

Nas demais posições, Sérgio deve contar com força máxima, mas estará atento aos jogadores pendurados com dois cartões amarelos. Moisés, Franco e Lika são os atletas que podem receber o terceiro.

Com isso, o treinador rioclarista deverá mandar a campo a seguinte formação: Lucas Frigeri; Murilo, Odair Lucas, João Gabriel e Hudson (Welington Carioca); Alê, Franco, Moisés e Samuel; Medina e Daniel Bueno.

A outra semifinal começará a ser disputada amanhã (5), às 18 horas, entre São Caetano x Ferroviária, no estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul. A volta acontece no sábado, dia 12, também às 18 horas na Arena da Fonte Luminosa em Araraquara.

Lembrando que o jogo de volta entre Rio Claro x XV de Piracicaba, no Schmidtão, foi alterado para o domingo, dia 13, às 18 horas, ou seja, o Galo Azul terá 9 dias até decidir em casa, um fator a mais para Sérgio Guedes preparar o seu elenco.

Na última quarta-feira (2), foram realizados os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil e, como palpitei, nenhuma surpresa ocorreu. Grêmio e Atlético-MG se enfrentarão nas finais da competição, e se o Galo for o campeão, abrirá espaço para mais uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro.

O Grêmio, em situação confortável após vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte por 2 a 0, apenas administrou o resultado jogando em casa, e não saiu do 0 a 0 com a Raposa. É o time de Renato Gaúcho se recuperando após o desastre de derrotas consecutivas no meio da temporada, que alijou o Tricolor do G6 do Brasileirão.

Já o Galo conseguiu se complicar ao longo da partida contra o Internacional, no Independência. Se viu duas vezes atrás do placar, uma delas após falha bisonha do ótimo goleiro Victor e que colocava o confronto em condições de disputa por pênaltis, mas o pé sempre salvador do argentino Lucas Pratto colocou ordem nas coisas e a partida terminou em 2 a 2, classificando os campeões de 2014.

Boa atuação também da Chapecoense no jogo de ida das semifinais da Copa Sul-Americana contra o San Lorenzo-ARG em Buenos Aires. Embora jogasse melhor desde o primeiro minuto, a Chape sofreu o primeiro gol após cobrança de falta ainda na etapa inicial, mas o time não se abateu e foi buscar o empate no segundo tempo, onde até poderia ter vencido.

Agora, o Verdão do oeste catarinense joga por um empate sem gols na Arena Condá no jogo de volta, que garante vaga para as finais. Com certeza, o povo de Chapecó irá lotar completamente as dependências do estádio para apoiar a Chape rumo à final.

Pela outra semifinal, o Cerro Porteño-PAR também empatou em casa por 1 a 1 contra o Atlético Nacional-COL, atual campeão da Libertadores. Caso venha a se classificar para a final, os colombianos irão realizar um feito inédito, que é disputar a decisão da Libertadores e da Copa Sul-Americana no mesmo ano. Parabéns a Reynaldo Rueda e seus comandados.

E pela World Series, a grande final da Major League Baseball dos Estados Unidos, aconteceu a maior quebra de jejum da história do esporte. A equipe do estado americano do Illinois conquistou o título da MLB após 108 anos de fila! A última vez que o time da “terra de Al Capone” havia levantado o troféu foi em 1908. É a história do esporte sendo escrita de forma incrível mais uma vez.


Curiosidade do dia, jogadores com nomes bíblicos: Elias, Baltazar, Paulo, Rafael, Gabriel Jesus, Moisés, César, Ezequiel, Malcon, Samuel, Salomão, Davi, Júlio César, Abel, Lucas, Marcos, Mateus, Pedro, Tiago e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário