terça-feira, 8 de novembro de 2016

Minha coluna no jornal Diário do Rio Claro 8/11

O Rio Claro FC iniciou as semifinais da Copa Paulista com derrota no jogo de ida para o XV de Piracicaba por 1 a 0 na última sexta-feira (4). O gol quinzista foi marcado aos 19 minutos do segundo tempo em uma cobrança de falta magistral do lateral-direito Zé Mateus, ex-Inter de Limeira.

Com o resultado, o Galo Azul precisa vencer por dois gols de vantagem o Nhô Quim, já que uma vitória por diferença mínima forçará a disputa por pênaltis. Empate ou vitória do XV classifica o time piracicabano. O jogo de volta acontece no próximo domingo (13), no Schmidtão, às 18 horas, claro sempre com transmissão da Rádio Pimba.

Talvez o Rio Claro tenha feito sua pior partida na competição até aqui. Levou pouco perigo à meta do goleiro quinzista e foi pressionado o tempo todo durante o segundo tempo, se salvando de mais gols graças à atuação fantástica do goleiro Lucas Frigeri.

Quem ficou devendo neste jogo foi o atacante Medina, principal nome rioclarista até aqui na competição. Visivelmente nervoso, o artilheiro da Copa Paulista se envolveu em vários lances polêmicos, ficou impedido diversas vezes e simulou várias faltas. Por fim, levou cartão amarelo e acabou substituído por Sérgio Guedes.

E o Palmeiras está muito próximo de sagrar-se campeão brasileiro. Após a vitória por 1 a 0 sobre o desesperado Internacional no último domingo (6), no Allianz Parque, o Verdão abriu 6 pontos de vantagem na liderança. Mais duas vitórias nas últimas quatro rodadas podem confirmar a equipe palestrina como campeã de 2016 do certame.

Mas os próximos dois jogos serão extremamente complicados para o Palmeiras. Dia 17 contra o Atlético-MG fora de casa, e dia 20, no Allianz Parque contra o ótimo Botafogo. Dois testes de fogo no caminho do título palmeirense.

E no sábado (5) tivemos clássico no Morumbi, com direito a passeio do São Paulo sobre o Corinthians: 4 a 0. O Tricolor, como venho batendo na tecla, melhorou bastante de desempenho mesmo com uma equipe limitada. Já o Corinthians vai pagando o preço pelo desmanche ao longo da temporada e pelas escolhas erradas de treinadores.

Oswaldo de Oliveira vai mostrando que dificilmente será um técnico capaz de dar padrão de jogo a este elenco, como fazia Tite, por exemplo e, mais uma vez, deverá cair em desgraça perante a torcida, que já não aprovava sua vinda para o timão desde o primeiro instante.

O São Paulo se afasta definitivamente do fantasma do rebaixamento, e como uma vaga na Libertadores é bastante improvável, já começa a projetar a temporada 2017. O presidente Leco promete grandes reforços, o que deixa a torcida do Tricolor em polvorosa desde já.

E como joga o peruano Cueva, hein? É um jogador que me chamou demais a atenção desde sua chegada, e ele tem sido talvez o melhor jogador desta época de vacas magras em termos de elenco pouco competitivo no São Paulo. Belo jogador, ainda vai dar muitas alegrias ao torcedor são-paulino.

E o Santos lutou muito para vencer a Ponte Preta em pleno Moisés Lucarelli em Campinas no domingo. Depois de tomar o gol no primeiro tempo, o Peixe lutou muito e conseguiu a virada na segunda etapa, após pressionar demais a Macaca. 2 a 1, com direito a vice-liderança do Brasileirão e sonho de título mais vivo do que nunca.

Destaque para o colombiano Copete, que fez o gol da vitória, e mais uma vez se destacou individualmente na equipe santista. Outro caso de contratação estrangeira bem sucedida do futebol brasileiro.

E durante a transmissão no Premiere FC, a repórter Fabíola Andrade citou por várias vezes a cidade de Rio Claro, no momento em que falava sobre o jogador Léo Cittadini. Léo que é de nossa cidade e foi um dos destaques da vitória do Santos ontem, chorou copiosamente com o triunfo e, incentivado por Fabíola, mandou abraços aos seus familiares da Cidade Azul.

Voltando ao jogo do Allianz Parque, é impressionante o calvário vivido pelo Internacional na competição. Melhorou demais seu futebol, mas sofre com a falta de qualidade individual de alguns jogadores. Ainda há quatro rodadas por disputar, mas o torcedor colorado já pensa em um milagre para uma equipe apática.

E no último sábado tivemos a estreia da temporada 16/17 do NBB, com um jogaço entre Bauru e Flamengo, vencida pelos cariocas em pleno ginásio Panela de Pressão por 100 a 97. A partida foi decidida nos últimos segundos, mostrando que esta será uma das melhores temporadas da história da competição.

E volto a repetir: como dói ver Rio Claro fora mais uma vez da elite do basquete nacional! Acompanhei uma fala do prefeito eleito Juninho da Padaria ao site da ESPN Brasil, explicando que não haveria como assumir um compromisso com o basquete neste momento. Tomara que retorne com a equipe o mais breve possível, mas ainda acho que havia outros meios para manter a agremiação ativa.

Mais uma notícia ruim para o esporte: a equipe de Orlândia de futsal, multicampeã paulista, nacional e continental e que já contou com o craque Falcão em suas fileiras, perdeu seu patrocinador máster após 15 anos. A promessa por enquanto é que o time continuará a disputar as competições normalmente.

Curiosidade do dia: Jardel, ex-atacante do Grêmio, quando foi jogar no Japão soltou essa pérola: “Que interessante, aqui no Japão só tem carro importado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário